Teologia Sistemática, O Que É?

Teologia Sistemática

 A palavra teologia vem de duas palavras gregas “theos” que significa “Deus”  e da palavra “logos” que significa “estudo”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”. A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia Sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos. Nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre os anjos. A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia. Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias.

Teologia Sistemática portanto é a organização da teologia em diversas temas, seguindo fatos teológicos, de modo a formar um sistema específico de estudo: Própria – estudo de Deus, o Pai. Cristologia – estudo de Deus, o Filho, o Senhor Jesus Cristo. Pneumatologia – estudo do Espírito Santo. Bibliologia – estudo da Bíblia. Eclesiologia – estudo das igrejas. Angelologia – estudo dos anjos. Soteriologia – estudo da salvação. Hamartiologia – estudo do pecado. Escatologia – estudo do fim dos tempos. Antropologia cristã – estudo da humanidade. Demonologia – estudo dos demônios sob sua perspectiva cristã.

Quer se aprofundar ainda mais no conhecimento da palavra de Deus, pregando a palavra de Deus com mais autoridade e conhecimento, levando a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, se preparando e se qualificando para a obra de Deus e o MELHOR obter Certificado por uma instituição de qualidade, tudo isso aí no conforto da sua casa. Para mais informações Clique Aqui.

Quer receber estudos bíblicos GRÁTIS em seu E-mail?