Sarça Ardente, O Que Significa? O Que É Sarça Ardente Na Bíblia?

O Que É Sarça Ardente?

sarça ardente é um arbusto descrito numa passagem da Bíblia no livro de Êxodo. A história de Moisés diante da sarça ardente está registrada no livro de Êxodo (capítulo 3). Segundo a bíblica, Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, quando o levou para o lado ocidental do deserto, chegando ao Monte Horebe, também chamado de Monte Sinai. O Monte Horebe é identificado na Bíblia como “Monte de Deus”. Alguns estudiosos defendem que Horebe era o nome que também designava toda a cadeia de montanhas, enquanto que Sinai identificava uma montanha específica.

De acordo com a narrativa, o arbusto estava ardendo em chamas, mas não era por elas consumido. No relato bíblico, a sarça ardente é o local onde Moisés foi convocado por Deus para liderar os israelitas fora do Egito em direção à Canaã.

A palavra “sarça” é hebraica, usada na narrativa é seneh, que indica uma planta arbustiva que poderia ser tanto do gênero Rubus como do gênero Acácias (árvore de pequeno porte, que tem estipular espinhas de 9,5 centímetros de comprimento). Considerando a região em que ocorreu esse evento, e o significado da raiz a qual a palavra hebraica deriva, “espetar”, acredita-se que provavelmente a sarça era um arbusto espinhoso.

Deus se revela a Moisés na sarça ardente

Moisés ao ver a sarça ardente se aproximou para contemplar mais de perto. Então vendo Deus que ele se aproximava, bradou Deus do meio da sarça e o chamou pelo nome.

E disse: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. (Êxodo 3:5).

Deus se revelou a Moisés como o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés vendo que se tratava do próprio Deus, escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre a expressão utilizada em Êxodo 3:2 que indica que “o Anjo do Senhor” foi quem apareceu no meio da sarça ardente. A questão é que essa expressão no Antigo Testamento muitas vezes significa uma manifestação especial do próprio Deus, ou seja, uma manifestação visível da Divindade chamada na teologia de Teofania. Assim, os estudiosos geralmente concordam que trata-se de uma aparição do Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, que revela o Deus invisível (João 1:18).

Quer se aprofundar ainda mais no conhecimento da palavra de Deus, pregando a palavra de Deus com mais autoridade e conhecimento, levando a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, se preparando e se qualificando para a obra de Deus e o MELHOR obter Certificado por uma instituição de qualidade, tudo isso aí no conforto da sua casa. Para Mais Informações Clique Aqui >>

Quer receber estudos bíblicos GRÁTIS em seu E-mail?