Mulher Samaritana

Antes de você começar, responda a uma pergunta rápida:  Você é um servo de Deus dedicado e sempre desejou aprofundar seus conhecimentos em teologia? É líder em sua igreja ou tem algum ministério e necessita aprofundar-se mais no ensino da Bíblia para melhor servir a Deus e aos irmãos? Tem dificuldades de participar de um curso presencial devido os seus horários serem muito apertados? Não tem condições financeiras para pagar a mensalidade de uma faculdade porque os valores são altos?Ama teologia e gostaria de fazer um bom curso, que fosse acessível e com bom conteúdo? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS >>

Mulher Samaritana

A mulher samaritana não tinha muitos horizontes na vida. Era mulher numa sociedade preconceituosa. Certamente era alguém triste e que se sentia vazia buscando preencher os vazios. Já havia tido cinco maridos e o atual era apenas um amante. Mal vista pela sociedade, certamente era desprezada e sozinha. Além de tudo isso, era uma samaritana e sofria um preconceito por conta do ódio que os judeus nutriam pelo povo samaritano. Não tenho dúvidas de que ela era uma “ninguém” para as pessoas. Ela vai [sozinha] buscar água em um poço para matar a sede. Não havia ninguém que a pudesse acompanhar. Se havia, não quis acompanhá-la.

Nesse dia comum, porém, um homem cruza o seu caminho. Um homem estranho. Ele se achega e puxa conversa: “Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (Jo 4. 7). Aquele homem deve estar com muita sede, deve ter pensado ela, pois, sendo judeu, está falando com uma mulher e ainda mais: uma mulher samaritana, inimiga de seu povo!

A “mulher ninguém” questiona Jesus: “Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (Jo 4. 9).Em outras palavras essa mulher estava dizendo a Jesus: O que você está fazendo? Eu sou uma ninguém! Não está vendo?

Jesus, porém, havia tocado profundamente o coração dela apenas com algumas palavras e atitudes. Jesus deu atenção, não foi preconceituoso, foi educado, foi verdadeiro, foi amável, foi didático…(Jo 4. 1-30). Ele valorizou a “mulher samaritana”, transformando-a profundamente! O diálogo se aprofundou, bem como, a atenção de Jesus por ela e pelos detalhes de sua vida.

O mais surpreendente é a atitude da mulher apenas alguns instantes após conversar com Jesus. Ela rompe a sua baixa auto-estima e, de cara aberta, proclama o Deus que a fez se sentir alguém. “Quanto à mulher samaritana, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!” (Jo 4. 28-29).

Diante daqueles homens ela proclamou que Deus a fizera sentir-se “alguém”, um ser humano valorizado, que tinha valor para o Pai, que podia ter uma segunda chance de ser feliz, de ser alguém, de sentir-se preenchida. Rompeu os grilhões da opressão e do vazio que sentia. Nunca mais seria a mesma “mulher ninguém” de antes!

Você também é alguém para Deus! Por mais que a cultura, a sociedade, as pessoas, o mercado financeiro, possam tentar te convencer do contrário, não permita! Jesus está de braços abertos a receber alguém especial para Ele: você!

Tome coragem, aceite ter um papo com Jesus! Faça como a mulher samaritana!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo? Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 12 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado sobre temas bíblicos difíceis e polêmicos, cortando caminho ajudado por quem já esteve lá, já estudou, já pesquisou e agrupou tudo isso para te ajudar? Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Compartilhe com seus amigos⇓

Quer receber estudos bíblicos GRÁTIS em seu E-mail?